Insulfilm

Película de vidro para carros – Insulfilm Veicular

São muitos os proprietários de automóveis que recorrem ao Insulfilm nos vidros, seja por conforto térmico, privacidade ou estética. Porém, é importante saber que existe regulamentação sobre quais películas podem ser aplicadas nos veículos e sob quais condições.

Conhecer a legislação é importante para se prevenir do desperdício de dinheiro com a aplicação de película que tenha que ser retirada posteriormente e até para evitar ser multado. Quer saber o que diz a lei? Então, acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro!


Porque usar a película de vidro Insulfim no veículo?

instalacao-insulfilm-pelicula-sp

Uma questão de segurança

A diferença entre um carro que tem e um que não tem é a privacidade, já que nos carros que tem instalada a película de vidro, a visibilidade de fora para dentro do veículo diminui, dificultando a “escolha” de vítima, porque o assaltante não tem visão certa de quantos tem no carro, se é homem ou mulher.

Melhora a visibilidade ao sol

Em dias ensolarados, a dificuldade para enxergar e o cansaço que isso causa nos olhos é um agravante para os motoristas. O insulfilm para veículos diminuir a claridade, já que bloqueia os raios solares e ajuda a manter a luz em dias muito “brilhantes”.

Modera o calor no interior do veículo

Da mesma forma que a película diminui a claridade dentro do carro, ela também pode reduzir o calor excessivo. Por que isso acontece? Porque a película tem, entre tantas características positivas, a de minimizar a insidência dos raios solares, sendo assim, ajuda a manter uma temperatura agradável.

Isso sem falar que protege as peças internas do carro, porque o sol queima os bancos, o console e tudo mais que estiver exposto. Quando algo é exposto diariamente aos raios UV, há descoloração e ressecamento, o que causa rachadura nas peças de plástico e rasgadura nas de tecido.

A película para automóveis bloqueia até 70% da incidência de raios solares. Dessa forma, as pessoas e o interior do carro estão até 70% mais protegidas da ação solar.

Em casos de acidente ou vandalismo/violência, a película evita grande estilhaçamento

Infelizmente, todos estamos sujeitos a sofrer acidentes. Se não conseguimos evitar, pelo menos vamos cuidar para que as consequências sejam minimizadas.

O insufilm reduz consideravelmente as chances de estilhaçamento dos vidros, protegendo as pessoas dentro do carro, ou seja, se você bate o carro, o vidro quebrado ficará praticamente todo preso à película.

Além disso, ao contrário do que acontecia num passado recente, quando homens instalavam o insulfilm por motivos estéticos, agora mulheres procuram para se proteger, isso porque, como foi dito acima, além de proteger visualmente, tornando difícil identificar quem ou quantos estão dentro do veículo, as películas antivandalismo aumentam a resistência do vidro, reduzindo os riscos de machucar, pelos estilhaços ou por pedradas.


Lei para aplicação sem prejuizos

Já sabemos que um carro com insulfilm é esteticamente bonito, e extremamente protetivo, mas e a lei? Podemos usar a película como?

De acordo com a lei brasileira, o insulfilm deve obedecer a critérios de aplicação para não causar prejuizos em relação à possiveis multas.

Para aplicar Insulfilm nos vidros do veículo, é necessário seguir o que estabelece a Resolução 254/2007 do CONTRAN. Para definir quais tipos de insulfilm e quais não são, foram estabelecidos os limites de transparência que eles devem proporcionar ao veículo. Se não estiverem dentro desses parâmetros, não poderão ser usados.

A citada lei diz que no vidro para-brisa, a transparência deve ser de no mínimo 75%, nos vidros laterais, esta deve ser de no mínimo 70% e os demais vidros podem ficar no mínimo de 28% de transparência. Não podemos esquecer de citar que os vidros do teto de alguns carros não tem limite para aplicação estabelecido por lei.

Película espelhada pode? NÃO. O efeito que elas causam externamente são extremamente nocivos aos outros condutores, então ela não são permitidas.

A penalização para quem não obedecer todas as normas de aplicação da película, vai desde perda de pontos na CNH, porque é considerada uma infração de trânsito (são 5 pontinhos), com pagamento de multa (- R$), até a retenção do veículo para regularização. Por tudo que vimos, a película deixou de cumprir somente uma função estética, para assumir um papel de proteção e conservação de bens e vidas.

2 comentários sobre “Película de vidro para carros – Insulfilm Veicular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *